quinta-feira, 17 de junho de 2010

Notícias- Japão

O Partido Democrático elege no dia 04/06/2010 o próximo primeiro-ministro. Naoto Kan, ministro das Finanças, é o favorito.
A corrida ao poder no Japão acelerou no dia 03/06/2010, quando Naoto Kan, 63 anos, ministro das Finanças e o mais provável sucessor do ex-primeiro-ministro Yukio Hatoyama, foi confrontado com um rival pouco conhecido mas que promete dar luta: Shinji Tarutoko, 50 anos, presidente do Comité para o Ambiente da câmara baixa do Parlamento, eleito cinco vezes em Osaka.
Pela frente, o próximo primeiro-ministro do Japão, o sexto em quatro anos, tem a árdua tarefa de levar a cabo as reformas necessárias para reduzir a dívida pública, que já é o dobro do PIB, e criar uma estratégia de crescimento para manter o Japão como a segunda maior economia do mundo, e evitar ser passado para terceiro lugar pela China. O governo japonês tem como objectivo manter um ritmo de crescimento económico de 3% nos próximos 10 anos, algo inédito desde 1991. Naoto Kan já anunciou que apresentará este mês uma nova estratégia de disciplina fiscal e contenção das despesas públicas.
Por seu lado, Tarutoko entrou na corrida interna do Partido Democrático do Japão (PDJ), que no dia 04/06/2010 vai a votos para escolher o novo líder e, em última análise, o primeiro-ministro do país, com o apoio de um grupo de políticos leais a Ichiro Ozawa, o poderoso ex-vice-primeiro-ministro que se demitiu ao lado de Hatoyama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário